Instruções do Exame

MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS DETECÇÃO E RESISTÊNCIA

Instruções para paciente

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis(MTB). Embora manifeste-se sob diferentes apresentações clínicas, a forma pulmonar é a mais frequente e também a mais relevante para a saúde pública, visto que é responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.
O ensaio Xpert MTB/RIF Ultra é um teste semi-quantitativo de "nested" PCR em tempo real que detecta DNA do complexo Mycobacterium tuberculosis em amostras respiratórias, além de detectar mutações do gene rpoB, associadas a resistência à rifampicina. Destinado ao diagnóstico de TB em amostras de pacientes não tratados.
A detecção molecular da MTB e das mutações do gene rpoB associadas à resistência à rifampicina aceleram o diagnóstico da tuberculose susceptível ao fármaco e da TB multirresistente (TB-MR). Por se tratar de técnica de detecção de DNA, há a possibilidade do exame manter-se positivo por período prolongado, portanto não deve ser utilizado para controle de tratamento de tuberculose em pacientes com boa resposta à terapia. Para este fim, devem ser realizadas baciloscopias de controle.
Referências:
- Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, 2019.
- Ministério da Saúde. Guia de Vigilância em Saúde - 5. ed., 2021.
- Bula do teste.