Instruções do Exame

INTERLEUCINA 6

Instruções para paciente

A interleucina-6 (IL-6) é uma citocina (proteína multifuncional) que pode ser liberada por várias células do organismo frente aos mais diversos estímulos.
Mais especificamente, a IL-6 secretada pelos adipócitos, células endoteliais e células do sistema imune é um importante fator na manutenção do estado de baixo grau de inflamação característico da obesidade, diabetes e doença cardiovascular, bem como pela ativação imunológica aguda desencadeada por infecções e sepse.
A produção de IL-6 é regulada, tanto de forma positiva como negativa, por uma variedade de agentes e mecanismos que compreendem os mitogênios, a estimulação antigênica, os lipopolissacarídeos, a IL-1, o TNF, o PDGF e os vírus.
Os níveis séricos de IL-6 podem refletir a presença de estímulos inflamatórios sistêmicos, metabólicos e fisiológicos subjacentes. Níveis elevados desta proteína foram encontrados em associação com diversas patologias, incluindo doenças auto-imunes tais como a artrite e a doença de Castleman, a glomerulonefrite proliferativa mesangial, a psoríase, a doença inflamatória intestinal e tumores malignos tais como os plasmacitomas, os mielomas, os linfomas, as leucemias e o cancro do ovário. Indivíduos saudáveis apresentam concentrações séricas de IL-6 muito baixas, geralmente entre 0,2-7,8 pg/mL.
Aumentos modestos de IL-6 podem ocorrer com o envelhecimento, hiperglicemia e após exercício físico, enquanto na sepse aumentos superiores a 1.600 pg/mL são observados.