Instruções do Exame

HBV PCR QUALITATIVO

Instruções para paciente

A infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) é endêmica no mundo e é causada por um vírus envelopado de DNA circular, da família Hepadnaviridae.
A cronificação da doença, ou seja, a persistência do vírus por mais de seis meses, ocorre em aproximadamente 5% a 10% dos indivíduos adultos infectados. O risco de cronificação é maior na transmissão vertical, podendo chegar a 90% nos casos de gestantes com evidencia de replicação viral e nas crianças infectadas antes dos 5 anos de idade (70-90% de cronificação).
O quadro clínico da infecção crônica por HBV pode variar de estado de portador assintomático à quadro de hepatite crônica ativa, com evolução para a cirrose hepática e câncer hepatocelular.
Os testes moleculares oferecem uma alternativa para a detecção mais precoce da infecção pelo HBV e para a confirmação de casos de hepatite B em que o HBsAg não é detectado infecção oculta pelo HBV). Este teste detecta o DNA do HBV mas não o quantifica, não sendo, portanto útil para indicação e monitoramento da terapia antiviral. Nesses casos, sugere-se a realização do HBV PCR QUANTITATIVO EM TEMPO REAL.