Instruções do Exame

FUNGOS CANDIDA CULTURA

Instruções para paciente

Embora a infecção por Candida albicans seja a mais comum, as diferentes espécies de Candida podem produzir diversas síndromes clínicas. Candidemia é a forma mais comum de candidíase invasiva; outras formas incluem endocardite, peritonite, meningite, osteomielite, artrite e endoftalmite.
Os sinais e sintomas da candidíase invasiva são muitas vezes não específicos e incluem febre e calafrios que não respondem ao tratamento antibacteriano. A candidíase invasiva está associada a uma mortalidade hospitalar de aproximadamente 30%.
A maioria das infecções decorre da flora endógena de pacientes com fatores de risco após a interrupção das barreiras cutâneas e mucosas. Menos comumente pode ser transmitida através das mãos dos profissionais de saúde ou de dispositivos médicos contaminados.
O exame é útil no diagnóstico das infecções causadas por fungos ou leveduras, permitindo o isolamento e a identificação de agentes. É cada vez mais importante a identificação das diversas espécies de Candida, pois algumas apresentam resistência intrínseca a determinados antifúngicos.
Quanto à interpretação laboratorial em materiais clínicos variados nos quais foram isolados fungos do gênero Candida, é necessário, sempre que possível, estabelecer sua real participação na etiologia do processo infeccioso. Parte das infecções causadas por agentes desse gênero é de natureza oportunista e frequentemente afeta mucosas e pele, podendo causar processos infecciosos agudos ou crônicos, superficiais ou profundos, com grande variedade de manifestações clínicas.