CHLAMYDIA PSITTACI IGM
Instruções para paciente
Chlamydia psittaci, uma bactéria gram-negativa intracelular que infecta os homens através da inalação de poeira contendo excrementos secos ou secreções respiratórias de aves infectadas. As pessoas raramente transmitem C. psittaci a outras pessoas.Não há evidências de que a bactéria se espalhe pela manipulação ou ingestão de produtos avícolas.
As apresentações clínicas da psitacose podem variar de formas assintomática até doença sistêmica grave acompanhada de pneumonia. As características clínicas típicas (febre, cefaleia, mialgias, tosse seca) em um paciente com histórico de contato com aves podem indicar a necessidade de pesquisa desse agente como causa do quadro.
O diagnóstico de psitacose pode ser realizado pela detecção de DNA de C. psittaci em uma amostra respiratória ou sangue por RT-PCR. Tem alta especificidade mas a sensibilidade cai rapidamente com a evolução da doença. Diagnóstico pode ser também realizado através de sorologia que deve ser realizada em amostras pareadas coletadas na fase aguda e na convalescença.
A sorologia tem baixa especificidade podendo ocorrer reações cruzadas com outras espécies de Clamídia.