Instruções do Exame

CA 125 LÍQUIDOS BIOLÓGICOS

Instruções para paciente


Embora os marcadores tumorais sejam dosados geralmente em amostras de soro, as análises também podem ser realizadas em líquidos biológicos, como líquido pleural e ascítico.

Enquanto alguns autores consideram a dosagem de marcadores tumorais no líquido ascítico uma ferramenta útil no diagnóstico diferencial das ascites, outros não recomendam seu uso com essa finalidade.

Isto porque os níveis em líquidos biológicos apresentam boa correlação com os níveis séricos, sem vantagem adicional, e altas concentrações de CA-125 em fluidos biológicos podem ocorrer em doenças benignas, já que células mesoteliais normais também produzem o antígeno.

Resultados falso-positivos podem ser encontrados em casos de cirrose hepática.

Também há controvérsias com relação à utilização da dosagem de CA-125 em líquido pleural para diferenciação de efusões malignas e benignas.

Alguns autores encontraram resultados significativamente mais elevados de CA-125 no líquido pleural de pacientes com adenocarcinomas pulmonares e mesoteliomas, enquanto outros consideram esse marcador insuficiente para a discriminação entre derrames pleurais malignos e não-malignos.