Instruções do Exame

ÁCIDO TRANS TRANS MUCÔNICO

Instruções para paciente

O ácido trans,trans-mucônico é um indicador biológico de exposição ao benzeno para avaliar baixas exposições a este solvente no ambiente de trabalho. O benzeno é um líquido incolor, volátil, praticamente insolúvel em água. É empregado na indústria química e petroquímica de calçados e de colas sintéticas.Também é componente na fabricação de gasolina, tintas, removedores, tinturas, inseticidas, plástico, borrachas, detergentes, explosivos e produtos farmacêuticos. O benzeno é biotransformado principalmente no fígado formando, entre outros metabólitos, o ácido trans, trans-mucônico que é excretado na urina.
Preparo ATRAI:
Dieta: Não ingerir nas 48 horas que antecedem a coleta do exame alimentos com conservantes ou umectantes que contenham em sua composição: Ácido Sórbico (P.IV, INS 200), Sorbato de Sódio (P. IV, INS 201), Sorbato de Potássio (P.IV, INS 202), Sorbato de Cálcio (P.IV, INS 203), Sorbitol ou d-Sorbita (P.VII, INS 420).
Coleta ATRAI:
Coletar em frasco apropriado a amostra no início do primeiro dia da semana da jornada de trabalho, ou antes do período de exposição. Manter a amostra refrigerada desde o momento da coleta.

Durante o cadastro do exame serão geradas duas etiquetas, uma para análise do ATRAI e outra para realização da creatinina urinária. As duas amostras deverão ser encaminhadas ao laboratório para o processamento do exame.