Instruções do Exame

ASPERGILLUS SP ANTI

Instruções para paciente

As espécies de Aspergillus continuam sendo uma importante causa de infecção com risco de vida em pacientes imunocomprometidos.
Esta população de risco é composta por pacientes com neutropenia prolongada, transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas, transplante de órgãos sólidos, imunodeficiências hereditárias ou adquiridas, uso de corticosteróides e outros.
As infecções têm início nos pulmões após a inalação de conídios infecciosos de Aspergillus presentes no meio ambiente. As formas invasivas constituem a maioria das infecções graves. Infecções virais, como a COVID-19, em pacientes com insuficiência respiratória em UTIs também podem facilitar a colonização e doença invasiva pelo Aspergillus.
A sorologia é utilizada como método auxiliar no diagnóstico da Aspergilose invasiva. Teste negativo não exclui a doença. A sorologia é positiva em 90% dos pacientes com Aspergilomas e 70% dos casos de Aspergilose broncopulmonar alérgica. Pacientes imunocomprometidos, em uso de corticoides e antibióticos tendem a ter títulos mais baixos ou indetectáveis. Reações cruzadas com Histoplasmose, Blastomicose e Paracoccidioidomicose podem ocorrer.